• O planeamento estratégico é o desenvolvimento de uma estratégia para a sobrevivência e crescimento a longo termo de uma empresa.
  • O MKT contribui para o planeamento estratégico e o planeamento estratégico por sua vez define o papel do MKT na empresa.
  • Existem três tipos de plano: os estratégicos, os de longo termo e os anuais.
  • O planeamento estratégico influência os outros dois tipos de plano. Aquele (p. Estratégico) consiste em definir a missão da empresa, os seus pontos fortes e fracos, a sua envolvente, os seus objectivos e metas, e os planos funcionais. Deve haver um statement específico, motivador e orientado para o mercado, que resuma a missão da empresa.
  • Há planos a muito níveis: global, nacional, regional, local, etc.
  • Uma auditoria estratégica revê a empresa e a sua envolvente. A análise SWOT faz parte desta auditoria e revê os pontos fracos e fortes, as oportunidades e as ameaças da empresa.
  • A partir daí a empresa deve decidir que negócio deve ou não receber mais investimentos. Deve usar-se a matriz BCG e a rede General Electric.
  • Da missão passa-se então para os objectivos estratégicos e daqui como atingir os objectivos mensuráveis através da grelha de expansão produto/mercado.
  • Deve então usar-se um plano funcional que coordene as actividades do marketing, produção, dep. Financeiro, etc. a visão de cada departamento contribui para a visão da empresa como um todo.
  • Consumidores são o centro de todo o processo de mkt. A empresa divide o mercado em segmentos e escolhe qual os segmentos que melhor pode servir. Depois aplica o marketing mix de forma a diferenciar a sua oferta e para colocar essa oferta nos selecionados segmentos de mercado. Para encontrar o melhor mix a empresa realiza análises de mtk, planeamentos de mtk, acções de mtk e controlo de mtk.
  • É necessária a elaboração de um plano de mkt para produtos, marcas e mercados. As principais componentes de um plano de mkt são o sumário executivo, a situação actual do mtk, oportunidades e ameaças, objectivos e metas, estratégias de mtk, programas de acção, orçamentos e controlo.
  • É mais fácil planear boas estratégias do que levá-las a cabo. Para se ter sucesso, é necessário uma implementação efectiva das estratégias.Implementação é o processo que torna as estratégias de mtk em acções de mtk. Este processo depende de 5 elementos chave:

1-     Programa de acção: identifica as tarefas e decisões necessárias a implementar o plano de mkt.

2-     Estrutura organizativa: define tarefas e atribui responsabilidades necessárias de forma a coordenar os esforços dos recursos humanos da empresa.

3-     Sistemas de decisão e avaliação: engloba actividades como planeamento, informação, orçamentação, controlo e avaliação de pessoal e renumerações.

Só com bons programas de acção, estruturas organizadas, e eficazes sistemas de decisão e avaliação é que se pode pretende alcançar a implementação.

4-     Uma boa implementação requere também uma correcta gestão de recursos humanos.

5-     A cultura organizacional pode fazer ou destruir uma boa implementação.

·               Grande responsabilidade pela implementalção vai para o departamento de mtk.

·               Este pode usar armas como: o “functional mtk organization” ( funções do mtk são dirigidas por diferentes gestores que reportam directamente ao director de mtk), o “geographic organization” (a força de vendas e outras funções especializam-se por área geográfica), o “productor management organization”( produtos são entregues a gestores de produto que trabalham com especialistas funcionais que desenvolve os seus planos), e o “market management organization” (os mercados principais são entregues aos gestores de mercado que trabalham com especialistas funcionais).

·               O controlo do mkt é feito através da analise de resultados anuais de vendas e analise do cumprimento ou não dos objectivos de lucro (por produtos, zonas geográficas, segmentos de mercado, e canais). O controlo estratégico assegura se os objectivos, estratégias, e sistemas utilizados são os mais indicados. O mtk audit é utilizado para determinar oportunidades de mtk e problemas, assim como para recomendar medidas curto e longo prazo com o intuito de melhoria da performance do mtk.

·               Estas medidas são também usadas para a empresa conhecer e adaptar-se à envolvente de mtk.